A Organização terá atendimento gratuito para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e reabilitação física.
Com uma grandiosa festa, o Pequeno Cotolengo Joinvilense, primeira filial do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo de Curitiba, é oficialmente apresentado para a sociedade da região. A obra orionita, fundada pela Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, de São Luis Orione, atenderá pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual e reabilitação física. Os serviços serão completamente gratuitos e contam com profissionais especializados e estrutura moderna.
A Santa Missa de Inauguração foi presidida por Dom Francisco Carlos Bach, Arcebispo de Joinville, e concelebrada pelos sacerdotes, Pe. Tarcísio Gregório Vieira, diretor geral da Congregação Orionita, Pe. Rodinei Thomazella, superior da Congregação Brasil-Sul/Moçambique, Pe. Renaldo Amauri Lopes, presidente da Organização e Pe. Luiz Miotelli, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e demais sacerdotes da Congregação e da Arquidiocese de Joinville.
Em um momento de muita emoção, a comunidade reafirmou a alegria em ter a nova obra a serviço daqueles que mais precisam. Estiveram presentes também autoridades, políticos, organizações civis da região e representantes de outras obras da Congregação orionita.
O dia foi encerrado com o Show de Prêmios, que contemplou apoiadores de vários locais, quem levou a geladeira foi a senhora Layla de Souza, de Guaratuba, a TV Smart ficou em Joinville, na casa da senhora Ligia Pereira, o fogão, prêmio da 4ª rodada veio para Rose Oliveira de Curitiba, já a airfryer saiu para Joinville, a senhora Lucia Seger foi a ganhadora, e o último prêmio foi para Nova Tebas, o senhor Everaldo Veiga levou para casa a batedeira.
A nova unidade chega com uma proposta diferenciada: um espaço infantil totalmente ambientado com a temática da Peanuts, em comemoração aos 75 anos da turma de Snoopy, que promete encantar crianças, famílias e visitantes.
O espaço lúdico conta com decoração exclusiva e elementos interativos inspirados nos personagens, tornando a brinquedoteca e as áreas sensoriais mais acolhedoras, estimulando a criatividade e o desenvolvimento das crianças atendidas. Essa parceria especial conecta a missão de cuidado e inclusão do Pequeno Cotolengo ao universo afetuoso e inspirador criado por Charles M. Schulz, que há décadas desperta sorrisos em gerações no mundo todo.
A parceria faz parte do programa Take Care with Peanuts (Cuide com a Peanuts), que em 2025 celebra 5 anos incentivando o cuidado consigo mesmo, com os outros e com o planeta.
O Pequeno Cotolengo Joinvilense é a primeira filial do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, que atua há 60 anos em Curitiba, no acolhimento de pessoas com múltiplas deficiências, no atendimento em reabilitação e para pessoas com TEA.
De acordo com Pe. Renaldo Amauri Lopes, Presidente do Complexo, a obra reforça o objetivo da Congregação, fundada por São Luis Orione. “Chegamos em Joinville movidos pelo carisma orionita, nosso santo fundador nos ensinou a procurar os mais necessitados e ajudar com acolhimento, carinho e dignidade.”
A Organização está em um terreno com mais de 100 mil metros quadrados totais e 698 metros quadrados de estrutura, com consultórios, salas de atendimento, reabilitação e espaços sensoriais. Além disso, a Organização já nasce com espaço próprio e preparado para futuros atendimentos em equoterapia.
O Diretor Técnico do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Tiago Kuchnir, afirma que a unidade usará abordagens avançadas que já são comprovadas no atendimento a pessoas com TEA, deficiências intelectuais e com necessidade de reabilitação física. “Desde o início das atividades, uma equipe interdisciplinar estará à frente de atendimentos especializados, como pediasuit, abordagem ABA e conceito Bobath, com foco no cuidado individualizado e no desenvolvimento de cada Paciente do Pequeno Cotolengo Joinvilense.”
Com essa expansão, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo leva para Santa Catarina sua expertise em protocolos assistenciais baseados em padrões internacionais e alinhados às melhores práticas globais de saúde. O início dos atendimentos em Joinville marca o ponto de partida para a implantação de um futuro Centro Especializado em Reabilitação, que integrará inovação, tecnologia e acolhimento para responder às crescentes demandas de pessoas com TEA na região.
“A inauguração desta unidade reflete nosso compromisso em cuidar das pessoas e transformar vidas. Estamos trazendo para Joinville um modelo assistencial que já inspira políticas públicas e é reconhecido, em âmbito nacional e internacional, por sua excelência em reabilitação e cuidados prolongados”, destaca Diogo Azevedo, Diretor Executivo do Complexo.
A expansão reafirma a missão do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, fundado há 60 anos, que hoje realiza mais de 500 mil atendimentos anuais, oferecendo assistência gratuita a pessoas com múltiplas deficiências. Além disso, a iniciativa fortalece a rede de atendimento público, agilizando o acesso aos serviços de saúde e promovendo inclusão e qualidade de vida para Pacientes e famílias.
A nova unidade conta com o apoio de parceiros estratégicos e doações, que possibilitam investimentos em infraestrutura, equipamentos de ponta e capacitação profissional. Todos os recursos são aplicados com total transparência e responsabilidade, assegurando que cada aporte gere resultados concretos no cuidado aos Pacientes. Este modelo reforça a credibilidade do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo e fortalece a confiança de parceiros e sociedade na continuidade e expansão de iniciativas que transformam vidas.
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma organização sem fins lucrativos vinculada à Congregação da Pequena Obra da Divina Providência – São Luis Orione, presente em 34 países, levando cuidado humanizado, inovação em saúde, educação e assistência social para além das fronteiras. No Pequeno Cotolengo, cada paciente é acolhido como parte de uma grande família, onde amor, dignidade e propósito são a base da atuação.
Reconhecido internacionalmente pela acreditação da Joint Commission International, o Complexo também é destaque nacional, sendo eleito uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, a melhor ONG do Paraná e certificado como uma excelente Organização para se trabalhar pelo GPTW. Combinando tecnologia, inovação e compaixão, o Complexo transforma vidas e inspira novos modelos de cuidado humanizado.